sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Doeças Caudas Por Fungos

HISTOPLASMOSE
         A histoplasmose é uma doença causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. Os sintomas da histoplasmose variam bastante, mas ela ataca principalmente os pulmões.Ocasionalmente outros órgãos podem ser afetados, sendo que essa forma da doença é chamada histoplasmose disseminada e pode ser fatal se não tratada. Teste de pele pode dar positivo em até 80% das pessoas vivendo em áreas onde o Histoplasma capsulatum é comum. Já a histoplasmose disseminada é mais freqüente em pessoas com câncer ou aids.Os esporos vão para o ar quando o solo contaminado é mexido e repirá-los podem causar a infecção. A histoplasmose não é transmitida de pessoa para pessoa.




Sintomas:
  A maioria das pessoas não tem efeitos aparentes da doença. A doença respiratória aguda é caracterizada por sintomas respiratórios, sensação geral de estado de doença, febre, dor no peito e tosse seca.

Tratamento:
  Medicamentos anti-fungos são usados para tratar casos graves de histoplasmose aguda e todos os casos crônicos e sua forma disseminada. Casos leves de histoplasmose geralmente são curados sem tratamento. Infecções passadas resultam em proteção parcial contra os efeitos da doença em caso de nova infecção. 
  


Micoses superficiais
  As micoses superficiais a pele, tambem conheçidas como ´´tineas`` são causadas por fungos que atigem a pele, os cabelos e as unhas.Os fungos estão em toda parte e quando encontram condições favoráveis como: baixa imunidade, calor e umidade se reproduzem e passam a causar doenças.





Manifestações :

     Existem varias formas de manifestação das tineas, dependendo do local e do fungo causador da micose. Alguns dos tipos :

  Tinea do corpo: se iniciam por pontos vermelhos que coçam e viram lesões arredondadas.

  Tinea na cabeça: formam areas arredondadas com falhas nos cabelos. É mais frequente em crianças e é muito contagiosa.

  Tinea negra: formam manchas escuras nas palmas das mãos e palmas dos pés.

  Tinea nos pés:causa descamação e coçeira nos pés, que sobem para as laterais para a pele mais fina.

 Prevenção:

   Hábitos higiênicos podem previnir as micoses.Como:

* Evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo

* Evitar contato longo com água e sabão

* Evite ter contato com a terra sem usar luvas

* Não use objetos pessoais de outra pessoa como:bonés, roupas, calçados, pentes, etc

Tratamento:


  O tratamento depende do tipo de micose e é determinado pelo médico dermatologista .Evite fazer remédios caseiros para não atrapalhar no tratamento da micose. O tratamento pode durar de 30 a 60 dias ou ate quando seu médico estimar.





.

ONICOMICOSE


     A onicomicose (micose de unha) é uma doença provocada por fungos que se "alimentam" de queratina, material do qual as unhas são formadas. A doença pode se manifestar de várias formas, como: descolamento (a unha fica ôca), espessamento, formação de manchas e, até mesmo, a deformação e destruição da unh.


               .



Prevenção:
   A prevenção depende, basicamente, de cuidados de higiene pessoal:
     * Não andar descalço em ambientes constantemente úmidos (vestiários, saunas);
    * Levar animais de estimação ao veterinário caso sejam observadas alterações no pêlo, descamação;
    * Evitar trabalhar com terra sem uso de luvas e calçados;
    * Usar material de manicure próprio, ou esterilizado;
    * Evitar ao máximo o uso de calçados fechados, preferindo os mais largos e ventilados;
   *Preferir as meias de algodão, que absorvem melhor a umidade dos pés, trocando-as frequentemente;
    * Utilize desodorante para os pés, reduzindo assim a transpiração excessiva.


Tratamento:
   A unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés.Em muitos casos, é necessário o uso de medicação por via oral conjuntamente com os medicamentos de uso local, para se obter maiores chances de cura. Caso a infecção já tenha atingido a matriz da unha, é mandatório que a medicação por via oral seja incluída no tratamento.A medicação via oral é geralmente mantida por cerca de 3 a 4 meses, e a medicação de uso local deve ser utilizada até o completo restabelecimento da unha.

11 comentários:

  1. As doenças causadas por fungos são conhecidas como micoses. Os fungos que causam as micoses, são parasitas, ocorrendo em plantas, animais e, inclusive, no homem.
    As micoses mais comuns ocorrem na pele, podendo manifestar-se em qualquer parte da superfície do corpo. São comuns as micoses do couro cabeludo, da barba, das unhas e as que causam o pé-de-atleta e as rachaduras entre os dedos.
    As micoses podem afetar também as mucosas, como a da boca. É o caso, por exemplo, do "sapinho", muito comum em crianças.

    ResponderExcluir
  2. Algo importante a se lembrar é que as substâncias como os venenos, toxinas ou antibióticos são liberados pelos fungos também como modo de defesa ou como marcação de território e isso tudo tem implicações com o homem pois chega a afetar animais, planta, microorganismos e até outros fungos!

    Assistam um vídeo que mostram fungos parasitando insetos
    é só copiar e colar: http://www.gluon.com.br/blog/2007/04/21/fungos-insetos/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Os fungos, considerados oportunistas, são capazes de provocar doenças em todas as partes do corpo - especialmente quando o sistema imunológico está deficiente", afirma o ortopedista Francisco Prado Eugênio dos Santos. Em relação aos tratamentos, o médico afirma que costumam ser feitos com antibióticos e antifúngicos.

    ResponderExcluir
  5. (LUANA SANTOS)
    Os fungos tem duas finalidades que é ultilizado como lixeira para natureza,pois é formado atráves da decomposição de seres mortos,ato que é muito importante para natureza.Porém ele pode causar problemas ao homem como doenças conhecidas como micoses que pode ser tratadas com medicamentos e higiene.

    ResponderExcluir
  6. AS DERMATOFITOSES que nada mais são que as dermatoses causadas por fungos, são doenças da pele cujo agente causal é um fungo, também denominado cogumelo, sob cujo nome incluem-se os bolores e as leveduras, organismos inferiores do reino vegetal.
    As doenças causadas por fungos também podem atingir plantas, algumas doenças como a MANCHA DE ESTENFÍLIO, MELA DE RIZOCTONIA, e a MURCHA DE FUSÁRIO, são causadas por fungos em plantas.

    ResponderExcluir
  7. MICOSES(doenças causadas por fungos)Os fungos que causam as micoses são conhecidos como parasitas,micoses também afetam mucosas como a da boca,no caso mais conhecido o sapinho que é comum em crianças.Bem o tratamento contra os fungos costuma ser feito com antibióticos e antifúngicos

    ResponderExcluir
  8. Doenças causadas por fungos

    1. Micoses superficiais

    2. Blastomicose sul-americana

    3. Doença de Jorge Lôbo

    4. Histoplasmose

    5. Micose ocular

    6. Onimicose (Micose da unha)

    As doenças causadas por fungos são conhecidas como micoses. Os fungos que causam as micoses, são parasitas, ocorrendo em plantas, animais e, inclusive, no homem.
    As micoses mais comuns ocorrem na pele, podendo manifestar-se em qualquer parte da superfície do corpo. São comuns as micoses do couro cabeludo, da barba, das unhas e as que causam o pé-de-atleta e as rachaduras entre os dedos.
    As micoses podem afetar também as mucosas, como a da boca. É o caso, por exemplo, do "sapinho", muito comum em crianças. Essa doença manifesta-se por múltiplos pontos brancos da mucosa.
    Existem, também, fungos que parasitam o interior do organismo, como é o caso do fungo causador da histoplasmose, doença grave que ataca os pulmões.
    AS DERMATOFITOSES que nada mais são que as dermatoses causadas por fungos, são doenças da pele cujo agente causal é um fungo, também denominado cogumelo, sob cujo nome incluem-se os bolores e as leveduras, organismos inferiores do reino vegetal

    MELINA MORAES TORRES

    ResponderExcluir
  9. Causam inflamações nas unhas, tanto na base (candidíase) como na ponta (escurece e descasca). Na boca são os sapinhos (grumos brancos principalmente em crianças), na vagina dão o corrimento esbranquiçado. Nos órgãos internos podem crescer praticamente em qualquer lugar, desde os intestinos até às meninges.

    ALUNA: TUANE SILVA GOMES

    ResponderExcluir
  10. Interessante pois não sabia da existência dessa doença, Tive um problema nas unhas dos pés, minhas unhas quebravam bem no meio não escureciam como essas da foto mais quebravam e não sabia o que era minha tia me recomendou uma pomada e eu usei e não tive mais nada, mas mesmo assim não sabia o que era. Pelo o que eu li era a urina do cachorro, pois tenho costume de andar descalça.
    Lays Lee Conceição Cerqueira.
    2°8

    ResponderExcluir
  11. Dentro das características de um fungo, está a sua estrutura, reprodução, habitat, relação com os outros seres etc..
    Vejo que o grupo não focou muito esses itens.

    ResponderExcluir