sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Importância para o homem e para o meio ambiente

Importância Para o Homem e Para o Meio Ambiente
   A maiora dos fungos, desempenha o papel de grande importãncia na economia da natureza. Na busca do alimento, esses seres decompõem as plantas mortas que revestem o solo e degradam o resto dos outros organismos. Durante o processo produzem anidrido carbônico, que vai para a atmosfera e outras substâncias minerais ,que dissolvidas pela chuva e umidade serve de alimento para outras plantas. Alem disso, os  fungos destroem materiais que iriam acumular-se em uma grande quantidade. Portanto são, lixeiros da natureza!





  Alem de ser uteis a natureza eles tambem são uteis ao homem. Por exemplo, a penicilina e outros antibióticos são produzidas por alguns tipos de fungo microscópico com a finalidade de destruir bactérias e outros microorganismos causadores de doenças graves. Isso sem falar dos fungos lêvedos, utilizados na fabricação de cerveja,vinho e pão. Os fungos são hoje indispensáveis tanto para a natureza como para o ser humano. Ao contrário das pessoas que pensam que os fungos só prejudicam, eles tem grande importância no nosso planeta!

9 comentários:

  1. Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana. É o caso dos cogumelos, como o champignon e o shitake. Outros fungos são utilizados na produção de alimentos, como o pão, e em bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.Na fabricação do pão são utilizadas as leveduras (Saccharomyces cerevisiae), também chamadas de fermento. Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, através do qual produzem gás carbônico e álcool etílico a partir do açúcar. O gás carbônico, liberado neste processo, cria pequenas bolhas de gás no interior da massa, fazendo com que o pão cresça e fique fofinho.

    ResponderExcluir
  2. Para entender um pouco sobre s relações entre o homem e os fungos temos uma história que eu achei super fascinante. Segundo a crença dos egípcios, os cogumelos eram presentes do deus Osíris, enquanto os romanos o chamavam de “alimento-divino”, por acreditarem que esses fungos fossem o resultado dos raios lançados por Júpiter durante as tempestades. Os cogumelos estão também enraizados na cultura dos povos orientais desde milhares de anos. Além de sua utilização como alimento, os povos asiáticos, principalmente chineses e japoneses, utilizam uma ampla gama de espécies de cogumelos na sua medicina.
    Entre os fungos consumidos mundialmente destaca-se os Pleurotus sajor-caj que é mais conhecido no Japão, o Agaricus bisporus que é uma espécie Européia, Lentinula edodes espécie Asiática dentre outros.

    ResponderExcluir
  3. Os fungos são muito numerosos na natureza e podem ser encontrados em todas as partes. Nos alimentos, nos tecidos, na madeira de construções antigas, nos animais e nas plantas, dos quais retiram seu alimento. Alguns deles são úteis na fabricação do pão, do queijo, do vinho, da cerveja e até na produção de medicamentos, como a penicilina. Outros, como o champignon, são comestíveis. Mas há algumas espécies que causam doenças no homem, nos animais e nas plantas, provocando grandes estragos e chegando até a matar.

    ResponderExcluir
  4. O uso humano dos fungos na preparação e conservação de alimentos e com outros fins, é extenso e tem uma longa história. A apanha e o cultivo de cogumelos são grandes indústrias em muitos países. O estudo dos usos históricos e impacto sociológico dos fungos é conhecido como etnomicologia. Por causa da capacidade deste grupo para produzir uma enorme variedade de produtos naturais com atividades antimicrobianas ou outras, muitas espécies são há muito usadas, ou estão em estudo, para a produção de antibióticos, vitaminas, e drogas anticancerígenas e redutoras do colesterol. Mais recentemente, foram desenvolvidos métodos de engenharia genética para fungos,permitindo a engenharia metabólica de espécies de fungos. Por exemplo, modificações genéticas de espécies de leveduras abriu novos caminhos à produção farmacêutica e são potencialmente mais eficientes do que a produção pelos organismos-fonte originais.

    ResponderExcluir
  5. Os cogumelos comestíveis são exemplos bem conhecidos de fungos. Muitos são cultivados comercialmente, mas outros têm de ser colhidos no estado selvagem. Agaricus bisporus, vendidos como champignon enquanto pequenos e como cogumelos Portobello quando maiores, é uma espécie bastante consumida, usada em saladas, sopas e outros pratos. Muitos fungos asiáticos são cultivados comercialmente e são cada vez mais populares no Ocidente. Estão frequentemente disponíveis frescos em mercearias e mercados, incluindo o cogumelo-de-palha (Volvariella volvacea), cogumelo-ostra (Pleurotus ostreatus), shiitake (Lentinula edodes), e enokitake (Flammulina spp.).

    ResponderExcluir
  6. A maior parte dos fungos, assim como as bactérias, desempenho papel de grande importância na economia da natureza. Esses seres, na busca de seu alimento, decompõem o folhelho e as plantas mortas que revestem o solo das regiões florestadas, e degradam os restos de outros organismos. Nesse processo produzem anidrido carbônico, que passa para a atmosfera, e diversas substâncias minerais, que, dissolvidas no solo pela chuva e umidade, constituem alimento para outras plantas.

    Os fungos destroem, assim material que, de outra forma, iria acumular-se em quantidades incalculáveis. Eles são, portanto, os laboriosos lixeiros da natureza.

    Já vimos que os fungos micorrizais ajudam as raízes de muitas plantas na absorção da água; muitos desses fungos são venenosos, mas não devem, por isso, ser destruídos, pois são úteis nas zonas arborizadas.

    Além de úteis para a natureza, os fungos são, como vimos, úteis para o homem. Todos conhecem a penicilina e outros antibióticos. Essas substâncias são produzidas por alguns tipos de mofo (fungo microscópico) e têm a propriedade de destruir bactérias e outros microorganismos causadores de várias moléstias graves.

    Isso sem falar dos lêvedos, fungos indispensáveis à produção de pão, vinho e cerveja. E nos fungos comestíveis, que vêm ganhando mercado no Brasil. Algumas espécies, como o agárico-campestre, podem ser cultivadas em qualquer época do ano.

    MELINA MORAES TORRES

    ResponderExcluir
  7. Tem uma grande importância para o homem como: na produção de bebidas alcoólicas ( a fermentação realizada pela levedura), na produção de queijo ( como: gorgonzola), na abricação de antibioticos como o fungo PENICILIUN que foi usado na fabricação da penicilina, dentre outros.
    Importância para o meio ambiente: durante o processo de decomposição transformam a matéria orgânica em sais minerais reutilizados autótrofos, eles destroem também , material que, de outra forma, iria se acumular em quantidades incalculáveis no solo como: folhas e plantas mortas, assim Por fim, são extremanente importantes no solo, como decompositores de matéria orgânica e recicladores de nutrientes, melhorando a capacidade das plantas de absorver nutrientes do solo.

    ALUNA: TUANE SILVA GOMES

    ResponderExcluir
  8. Os fungos estão presentes em todo o meio ambiente. Existem fungos decompositores de amtéria orgânica; causadores de doenças; utilizados como alimento; fungos venenosos e utilizados paa fazer remédios e drogas alucinógenas. Eles desempenham funções importantes na natureza. Conhecendo os fungos, você poderá utilizá-los na alimentação. Queijos, pães, vinhos e champanhes são produzidos a partir da fermentação de fungos.Porém, o uso de certs fungos alucinógenos provoca graves efeitos no sistema nervoso.

    Postado por: Rafaela Maia 2º8

    ResponderExcluir
  9. O fungo Penicillium notatum é muito útil ao homem. Ele produz a penicilina, um antibiótico usado para combater infecções causadas por bactérias. O primeiro médico a descobrir o uso da penicilina foi o inglês Alexander Fleming em 1928, fato que revolucionou a medicina da época. Interessante foi como se deu essa descoberta: Fleming estava pesquisando microorganismos e deixou uma cultura de bactérias numa placa de vidro para observar o seu desenvolvimento. Chegou a sair de férias por alguns dias e, quando voltou, percebeu que as bactérias não tinham se desenvolvido como esperava. Notou que um tipo de fungo havia aparecido e que no local em que eles haviam se desenvolvido não haviam crescido bactérias. Era o primeiro passo para a produção dos antibióticos. Graças a seus estudos com fungos, Fleming ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1945.

    Aylana Ribeiro

    ResponderExcluir