sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fungos e Suas Caracteristicas

    O reino Fungi é um grande grupo de organismos eucariotas cujos membros são chamados fungos, organismos geralmente macroscópios como bolos e Leveduras. Podem ser caracterizados por ter uma forma de vida vegeta bastante simples, a reprodução ocorre, na maioria das vezes através da multiplicação dos espórios (células muito pequenas que caem no solo e crescem formando novos fungos), não possuem clorofila, vivem da alimentação produzida por outros organismos (plantas ou animais), atuam no ecossistema com funções importantes na decomposição de seres mortos. Também atuam como parasitas e seu corpo é geralmente formado pelo talo ou soma (corpo vegetativo) que é composto por hifas (finos filamentos unicelulares).






10 comentários:

  1. Os fungos tem uma ótima produção de enzimas digestivas,isso faz com que eles sejam um dos principais decompositores da matéria orgânica na natureza.Os fungos são fundamentais na reciclagem de nutrientes e essa mesma capacidade os transforma em elementos prejudiciais a saúde.

    ResponderExcluir
  2. Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.

    ResponderExcluir
  3. A respiração dos fungos pode ser aeróbia (na presença de oxigênio) ou anaeróbia facultativa, sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenação. Sistematicamente os fungos são classificados em: Zigomicetos, Basidiomicetos, Ascomicetos e Deuteromicetos.

    - Zigomicetos: Os zigomicetos são fungos terrestresformados por hifas de paredes quitinosas. Alguns são parasitas mas na sua maioria são saprófitas, vivendo no solo e alimentando-se de matéria orgânica morta.

    - Basidiomicetos: são de todos os fungos os mais vulgares. São exemplo grandes cogumelos de chapéu, licopudon, cogumelo comestível, ferrugem, fuligem, etc. Esta classe de fungos inclui cerca das 2500 espécies conhecidas.

    -Ascomicetos: O maior e mais diversificado grupo de fungos. Os ascomicetos também têm hifas septadas. As trufas e as leveduras das frutas e queijos pertencem a este grupo.


    -Deuteromicetos: Também conhecidos por fungos imperfeitos, estruturalmente idênticos aos ascomicetes e basidiomicetos, são definidos por uma única característica: não têm reprodução sexuada.

    ResponderExcluir
  4. Os fungos apresentam características únicas:
    -São subdivididos em quatro grupos: zigomicetos, ascomicetos, basidiomicetos e deuteromicetos, de acordo com o tipo de processo reprodutivo e estruturas que propiciam a propagação;
    -Algumas espécies crescem como leveduras unicelulares que se reproduzem por
    gemulação ou fissão binária;
    -Os dimórficos podem alternar entre uma fase de levedura e uma fase com hifas,
    em função das condições ambientais;
    -A parede celular dos fungos é composta por glicanos (também em plantas) e
    quitina (exoesqueleto animal) - são os únicos organismos que combinam estas
    duas moléculas estruturais na sua parede celular;
    -As paredes celulares dos fungos não contêm celulose
    Também algum fungos agem como importantes decompositores, contribuindo para a reciclagem da matéria, bem como utilizados na fabricação de bebidas, pães, fabricação de antibióticos e culinária, como o Champion.

    Aluno: Genivaldo Almeida de Jesus Junior
    Série/turma: 2° 08

    ResponderExcluir
  5. Alguns fungos podem ser

    Saprófagos- Quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos.

    Parasitas- Quando se alimentam de substâncias que derivam de organismos vivos acarretando prejuízo ao hospedeiro.

    Mutualísticos- Quando estabelecem associações com outro organismo, em que ambos se beneficiam.

    Predadores- Nos raros casos em que capturam pequenos animais, dos quais se alimentos.

    (Michel Gonçalves)

    ResponderExcluir
  6. Os fungos são organismos eucariontes, e podem ser unicelulares ou pluricelulares. Dentre os fungos unicelulares, podemos destacar as leveduras. Entretanto a maioria dos fungos é pluricelular, por exemplo, os cogumelos, as orelhas-de-pau, e os bolores. Nos pluricelulares, as celulas estão agrupadas em filamentos denominados Hifas, e esse conjunto de Hifas é denominado Micélio. A maioria dos fungos é imovél, e por esse motivo, esse reino já foi incluido no "Reino Plantae", entretanto, como eles não realizam fotossíntese (não tem clorofila), entre outras diferenças, são considerados um reino à parte.

    ResponderExcluir
  7. Com os demais eucariotas: como nos restantes eucariotas, os núcleos das células dos fungos estão limitados por uma membrana e contêm cromossomas que contêm ADN com regiões não-codificantes chamadas intrões e regiões codificantes chamadas exões. Além disso, os fungos possuem organelos citoplasmáticos delimitados por membrana tais como mitocôndrias, membranas que contêm esterois, e ribossomas do tipo 80S. Têm um conjunto caraterístico de carboidratos e compostos armazenados solúveis, incluindo polióis (como manitol), dissacarídeos (como a trealose) e polissacarídeos (como o glicogénio, que também é encontrado em animais).

    ResponderExcluir
  8. Durante muitos anos, os fungos foram considerados como vegetais, apenas em 1969 passaram a serem classificados em um reino diferente. Existem diferentes tipos de fungos, eles são como uma forma de vida bastante simples, alguns são extremamente prejudicais para a saúde do homem, causando inúmeras doenças e até intoxicação, porém existem também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais em decomposição, existem também os que são utilizados como alimento e até aqueles dos quais se pode extrair substâncias para a elaboração de medicamentos.

    ALUNA: TUANE SILVA GOMES

    ResponderExcluir
  9. Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
    Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.

    São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários.

    Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.

    Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídios e proteínas, com predominância de cisteína.
    Os fungos são ubíquos, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animals, no homem e em detritos, em geral. O vento age como importante veiculo de dispersão de seus propágulos e fragmentos de hifa.

    MELINA MORAES TORRES

    ResponderExcluir
  10. Os fungos por terem características diferentes dos outros, foi criado um reino só para os fungos. Alguns fungos são unicelulares e outros multicelulares, quanto à nutrição heterótrofa se alimentam de fontes orgânicas, o modo de reprodução dos fungos pode ser assexuada é por fragmentação e a sexuada ocorre na fusão dos núcleos formando o zigoto.

    ResponderExcluir